POLÍTICA DE
PRIVACIDADE
Introdução
Ao usar o app Fuska, você nos
confia seus dados pessoais. Temos o compromisso de manter essa confiança. Para
começar, queremos ajudar você a entender as nossas práticas de privacidade.
Este documento descreve os dados
pessoais que coletamos, como são usados e compartilhados e as suas opções com
relação a eles. Recomendamos ler esta Política que destaca os pontos principais
das nossas práticas de privacidade.
Este aviso aplica-se aos usuários dos
serviços do Fuska em todo o mundo, inclusive os usuários de apps, sites,
recursos ou outros serviços que oferecemos.
Este aviso descreve de que maneira o
Fuska e suas afiliadas coletam e usam dados pessoais e é aplicável a todos os
usuários dos nossos apps, sites, recursos ou outros serviços em qualquer lugar,
a menos que estejam cobertos por um aviso de privacidade diferente. Esse aviso
se aplica especificamente a:
Usuários: indivíduos
que solicitam ou fazem viagens por aplicativos, inclusive quem faz viagens
solicitadas por outra pessoa. Também são usuários aqueles que solicitam ou
recebem pedidos de alimentos ou outros produtos e serviços profissionais
nas lojas integradas de Entregas, Comida pronta, Mercado,
Shopping, Farmácia, AgroPet, Serviços, Conveniência, Floricultura, Doces e
Cia, Auto Center.
Motoristas parceiros: indivíduos
que prestam serviços de deslocamento a usuários de forma independente ou por
meio de empresas parceiras de mobilidade urbana.
Entregadores parceiros: indivíduos
que prestam serviços de entrega, inclusive pelo sistemas de lojas integradas
de Entregas, Comida pronta, Mercado, Shopping,
Farmácia, AgroPet, Serviços, Conveniência, Floricultura, Doces e Cia, Auto
Center.
Este aviso também se aplica a outras
coletas de dados pessoais pelo Fuska em conexão com os serviços do aplicativo.
Por exemplo, podemos coletar: informações de contato de indivíduos que usem
contas de clientes do Fuska para Empresas ou de proprietários e colaboradores
de restaurantes ou outros estabelecimentos; dados pessoais de quem inicia, mas
não conclui o cadastro para ser motorista ou entregador parceiro; ou outros
dados pessoais em conexão com nossa tecnologia e nossos recursos de mapeamento.
Todos os indivíduos sujeitos ao
presente aviso de privacidade de dados são denominados “usuários” neste
documento.
Além disso, observe o seguinte:
Usuários no Brasil: acesse aqui para
obter informações sobre as práticas de privacidade do Fuska exigidas pela LGPD
(Lei Geral de Proteção de Dados).
Usuários Convidados: os dados
pessoais de indivíduos que solicitam viagens ou recebem entregas por sites ou
apps de parceiros (como ao fazer pedidos em restaurantes ou outros
estabelecimentos) ou organizadas por outros proprietários de conta
(coletivamente, “Usuários Convidados”) são usados exclusivamente para oferecer
essas viagens e entregas ou outros serviços solicitados por um terceiro e para
fins de segurança, suporte ao usuário, pesquisa e desenvolvimento, comunicação
entre usuários e em conexão com procedimentos e requisitos legais, conforme
descrito em “Como usamos os dados pessoais”. Os dados pessoais de Usuários
Convidados poderão ser compartilhados com terceiros para esses fins. Tais dados
poderão ser associados e ficarão acessíveis ao proprietário dessa conta. Isso
inclui especificamente Usuários Convidados que façam viagens/recebam entregas
solicitadas por proprietários de contas do Fuska para Empresas ou que façam
viagens ou recebam entregas solicitadas por amigos, membros da família ou
outros.
Nossas práticas estão sujeitas às leis
aplicáveis dos locais em que atuamos. Isso significa que as práticas descritas
neste aviso só serão aplicadas em um país ou região se as leis locais
permitirem.
Entre em contato
conosco sac@fuska.app.br ou por meio dos endereços abaixo se tiver
alguma dúvida relacionada às nossas práticas em uma região específica.
b. Responsável pelo tratamento dos
dados e transferências
A Well's Tecnologia e Serviços é
responsável pelo tratamento dos dados pessoais coletados em conexão com o uso
dos serviços do Fuska no Brasil.
A Well's Tecnologia e
Serviços é empresa responsável pelo tratamento dos dados pessoais
coletados em conexão com o uso dos serviços do Fuska em todo o território
nacional.
O Fuska opera e processa dados pessoais
no Brasil. Também podemos transferir dados para outros países além daqueles
onde os usuários vivem ou usam os serviços do Fuska. Fazemos isso para cumprir
os acordos com os usuários, como os Termos de Uso, ou com base no consentimento
prévio dos usuários, em decisões de adequação aos países relevantes ou em
outros mecanismos de transferência que possam estar disponíveis sob a lei
aplicável.
Dúvidas, comentários e reclamações
sobre as práticas de tratamento de dados do Fuska podem ser enviados sac@fuska.app.br.
Você também pode usar esse formulário para
enviar uma pergunta ao Centro de Proteção de Dados do Fuska.
O Fuska coleta dados
pessoais:
De outras fontes, como outros usuários
ou proprietários de contas, parceiros comerciais, fornecedores, prestadores de
serviços financeiros e de seguros e autoridades governamentais.
Os dados pessoais a seguir são
coletados pelo Fuska ou em nome dele:
2.1. DADOS
INFORMADOS PELOS USUÁRIOS. Isso inclui:
- Perfil do usuário: coletamos dados quando os usuários criam ou alteram contas do
Fuska. Pode ser nome, e-mail, número de telefone, nome de usuário e senha,
endereço, foto de perfil, dados bancários ou de pagamento (inclusive
informações relacionadas a verificação de pagamento), carteira de habilitação e
outros documentos de identificação governamentais (que possam indicar número do
documento, data de nascimento, gênero e foto). Também inclui informações do
veículo ou do seguro dos motoristas ou entregadores parceiros, informações de
contato para emergência, configurações do usuário e atestados de saúde
ocupacional ou de aptidão físico-mental para prestar serviços pelo app do
Fuska. Inclui ainda gênero e/ou ocupação (quando essa informação for necessária
para determinados serviços ou programas do Fuska, como o Programa de
Fidelidade Fuska ou outros recursos que permitam que mulheres
prestem serviços a outras mulheres ou usem serviços prestados por outras
mulheres). Podemos usar as fotos enviadas pelos usuários para confirmar as
identidades deles, por exemplo, por meio de tecnologias de reconhecimento
facial. Para mais informações, consulte a seção “Como usamos os dados
pessoais”.
- Checagem de segurança e confirmação
de identidade (motoristas e entregadores parceiros): pode incluir histórico, antecedentes criminais (quando permitido
por lei), situação da carteira de habilitação, pseudônimos conhecidos,
endereços anteriores e direito de trabalhar do motorista parceiro. A coleta
dessas informações pode ser feita por um distribuidor autorizado em nome do
Fuska. Também verificamos a identidade dos usuários do app de viagens e dos
destinatários de entregas que solicitam entregas de bebidas alcoólicas.
- Dados demográficos: podemos coletar dados demográficos sobre os usuários, inclusive
por meio de pesquisas com usuários. Os dados demográficos dos usuários também
podem ser enviados por terceiros. Também podemos deduzir dados demográficos a
partir de outros dados coletados dos usuários. Por exemplo, quando precisamos
habilitar recursos que permitam que mulheres prestem ou recebam serviços de
outras mulheres, podemos deduzir o gênero pelo nome. Nesses casos, permitimos
que os usuários alterem o gênero, se necessário, nas configurações do app.
- Conteúdo do usuário: coletamos os dados enviados pelos usuários quando eles entram em
contato para falar com o suporte ao cliente do Fuska (inclusive em algum canal
Fuska ou por meio de ferramentas de chat), para fazer avaliações ou elogios a
outros usuários, restaurantes e estabelecimentos ou para outros fins. Esses
dados podem ser feedback, fotografias ou gravações coletadas pelos usuários,
inclusive gravações de áudio ou vídeo (como de câmera veicular) enviadas pelos
usuários ao suporte ao cliente. Podem ser também metadados relacionados ao
canal que você usa para se comunicar com o Fuska.
- Informações de viagens: coletamos informações de itinerários de viagens dos usuários do
nosso App, por exemplo, hora e data de reservas de voo, hospedagem ou locação
de veículos. Coletamos estas informações: (i) quando os usuários digitam
manualmente os dados pessoais deles em um itinerário do Fuska; ou (ii)
provenientes de confirmações por e-mail relacionadas a viagens.
2.2. DADOS
CRIADOS DURANTE O USO DOS NOSSOS SERVIÇOS. Isso inclui:
-
Dados de localização (motorista e
entregador parceiro): coletamos dados de
localização precisos ou aproximados de motoristas e entregadores parceiros para
possibilitar viagens e entregas, habilitar recursos de rastreamento e segurança
de viagens/entregas, prevenir e detectar fraudes e atender às exigências legais.
O Fuska coleta esses dados quando seu app é executado em primeiro plano (está
aberto e na tela) ou em segundo plano (aberto, mas fora da tela) no dispositivo
móvel desses indivíduos. A localização em segundo plano permite que o
Fuska tenha acesso à localização precisa do seu dispositivo pelos serviços de
geolocalização quando você não estiver usando o aplicativo. Ao instalar o
app Fuska Driver você terá oportunidade de gerenciar as
permissões do serviço em segundo plano. sendo que verá está frase:
"Este aplicativo coleta dados de
localização para habilitar a pesquisa pelo sistema por sua posição e também
permitir que o cliente acompanhe sua localização ao entregar seu pedido mesmo
quando o aplicativo estiver fechado ou não em uso."
Além de: "Este aplicativo requer sua
permissão para trabalhar em segundo plano para permitir que seu aplicativo
receba uma notificação de novo pedido, mesmo quando o aplicativo estiver em
segundo plano".
Para motoristas parceiros e
entregadores, é necessário que os dados de localização estejam sempre
habilitados, uma vez que eles são essenciais para o funcionamento do serviço,
propósito do Fuska.
-
Dados de localização (usuários e
destinatários de entregas): coletamos dados de
localização aproximados ou precisos dos usuários do app de viagens e
destinatários de entregas para possibilitar e aprimorar o uso dos nossos apps,
inclusive para melhorar retiradas, facilitar entregas, ativar recursos de
segurança e prevenir e detectar fraudes. Coletamos esses dados dos
dispositivos móveis dos usuários quando eles nos autorizam (consulte abaixo a
seção “Opções e transparência” para saber como os usuários do app de viagens e
os destinatários de entregas podem ativar a coleta de dados de localização). O
Fuska coleta esses dados a partir do momento em que uma viagem ou entrega é
solicitada até ser concluída (e pode indicar essa coleta por meio de um ícone
ou de uma notificação no dispositivo do usuário, dependendo do sistema
operacional) e sempre que o app estiver sendo executado em primeiro plano (app
aberto e na tela).
Os usuários do app de viagens e os
destinatários de entregas podem usar os apps sem ativar a coleta de dados de
localização no dispositivo deles. No entanto, isso pode afetar os recursos dos
aplicativos do Fuska. Por exemplo, quando não ativa a coleta de dados de
localização, o usuário precisa digitar o endereço de partida manualmente. Além
disso, os dados de localização coletados do motorista parceiro durante a viagem
são conectados à conta do usuário, mesmo que ele não tenha ativado a coleta de
dados de localização do seu dispositivo, inclusive para fins de geração de
recibos, suporte ao cliente, detecção de fraudes, seguro e disputas judiciais.
- Dados de transação: coletamos dados de transação relacionados ao uso dos nossos
serviços, inclusive os tipos de serviço solicitados ou prestados, informações
de pedidos, informações de transações de pagamento, informações de entrega,
data e horário dos serviços prestados, valor cobrado, distância percorrida e
forma de pagamento. Além disso, se alguém usar seu código promocional, podemos
associar seu nome a essa pessoa.
- Dados de uso: coletamos dados sobre a interação dos usuários com nossos
serviços. Entre esses dados estão data e horário de acesso, recursos do app,
páginas visualizadas, falhas do app, outras atividades do sistema e tipo de
navegador. Também podemos coletar dados relacionados a sites e serviços de
terceiros que são usados antes da interação com nossos serviços e esses dados
podem ser usados para fins de marketing (consulte “Como usamos os dados
pessoais” abaixo para obter mais informações sobre a comercialização dos nossos
serviços aos usuários).
Em alguns casos, podemos fazer essa coleta por meio de cookies, pixels, tags e
tecnologias similares que criam e mantêm identificadores únicos. Para saber
mais sobre essas tecnologias, consulte nosso Aviso sobre Cookies.
- Dados do dispositivo: podemos coletar dados sobre os dispositivos usados para
acessar nossos serviços, inclusive modelos de hardware, endereço IP ou outros
identificadores exclusivos, além de sistemas operacionais e versões, software,
idiomas preferidos, identificadores de publicidade, dados de movimento do
dispositivo.
- Dados de comunicação: permitimos que os usuários se comuniquem entre si e com o Fuska
por meio de apps para dispositivos móveis e sites do Fuska. Por exemplo,
permitimos que motoristas parceiros, usuários, entregadores parceiros e
destinatários de entregas liguem, enviem mensagens de texto ou enviem outros
arquivos uns aos outros (geralmente sem divulgar seus números de telefone).
Para prestar esse serviço, o Fuska recebe alguns dados sobre as chamadas,
mensagens de texto e outras comunicações, inclusive a data e a hora em que ocorreram
e o conteúdo delas. O Fuska também pode usar esses dados para prestar serviços
de suporte ao cliente (inclusive para mediar conflitos entre usuários), fins de
segurança, melhorar nossos serviços e recursos, como também para análise.
- Gravações de segurança: em algumas regiões, e quando permitido por lei, os usuários podem
gravar o áudio e/ou vídeo das viagens por meio de um recurso no seu smartphone
ou de uma câmera veicular. As gravações armazenadas no dispositivo do usuário e
só são compartilhadas com o Fuska quando enviadas pelo usuário para o suporte
ao cliente em caso de incidente de segurança.
2.3. DADOS DE OUTRAS FONTES. Entre eles:
- Usuários que participam de programas
de indicação. Por exemplo, quando um usuário indica alguém, nós recebemos os
dados pessoais da pessoa indicada.
- Proprietários de contas do Fuska que
solicitam serviços para outros usuários ou em nome deles ou que permitem que
usuários solicitem ou recebam serviços por meio das suas contas.
- Usuários ou outras pessoas que
disponibilizam dados relativos a reclamações ou contestações.
- Parceiros comerciais do Fuska, por
meio dos quais os usuários criam ou acessam sua conta Fuska, como provedores de
serviços de pagamento, serviços de redes sociais ou apps e sites que usam as
APIs do Fuska ou cujas APIs o Fuska usa.
- Parceiros comerciais do Fuska, em
conexão com cartões de débito ou crédito emitidos por uma instituição
financeira em parceria com o Fuska, na medida em que forem divulgados nos
termos e condições do cartão.
- Fornecedores que nos ajudam a
confirmar a identidade, os antecedentes e a elegibilidade para trabalhar dos
usuários ou que fazem verificações referentes a sanções, lavagem de dinheiro ou
requisitos de “conheça seu cliente” desses usuários.
- Prestadores de serviços financeiros,
de seguros ou de veículos para motoristas e/ou entregadores parceiros.
- Empresas parceiras de viagens por
aplicativos (para motoristas e entregadores parceiros que usam nossos serviços
por meio de uma conta associada a tal empresa).
- Fontes publicamente disponíveis.
- Prestadores de serviços de marketing
ou revendedores de dados cujos dados o Fuska usa para marketing ou pesquisa.
- Autoridades policiais/jurídicas,
autoridades de saúde e outras autoridades governamentais.
O Fuska pode combinar os dados
coletados dessas fontes com outros em seu poder.
3.
COMO USAMOS OS DADOS PESSOAIS
O Fuska usa dados pessoais para
possibilitar viagens, entregas e outros produtos e serviços de forma confiável
e prática. Também usamos esses dados para:
- Melhorar a segurança dos nossos
usuários e serviços
- Suporte ao cliente
- Pesquisa e desenvolvimento
- Permitir a comunicação entre os
usuários
- Enviar comunicações, inclusive de
marketing, aos usuários
- Usá-los em procedimentos jurídicos.
O Fuska não vende nem compartilha dados
pessoais dos usuários com terceiros para marketing direto, exceto com o
consentimento deles.
Usamos os dados pessoais que coletamos:
3.1 Para prestar os nossos serviços. O Fuska usa dados para prestar, personalizar, manter e melhorar os
nossos serviços.
Isso inclui o uso de dados para:
- Criar/atualizar contas.
- Possibilitar serviços de viagens e
entregas (como o uso de dados de localização para facilitar a retirada ou a
entrega), recursos que envolvam compartilhamento de dados (como divisão do
valor da viagem, compartilhamento de previsão de chegada, além de avaliações e
elogios) e recursos de acessibilidade para facilitar o uso de nossos
serviços para pessoas com deficiência.
- Processar pagamentos.
- Acompanhar e compartilhar o progresso
das viagens ou entregas.
- Criar itinerários e prestar serviços
relacionados, como viagens para o aeroporto, reservas de veículos alugados ou
entregas.
- Personalizar contas de usuários.
Podemos, por exemplo, apresentar recomendações personalizadas de restaurantes
ou promoções a usuários do Fuska com base em sua localização. Consulte a seção
“Opções e transparência” para saber como se opor ao uso de dados pessoais.
- Facilitar soluções de seguro,
veículos, faturamento ou financiamento.
- Realizar as operações necessárias
para prestar os nossos serviços, inclusive para solucionar problemas
operacionais e de software, fazer testes, pesquisas e análises de dados, além
de monitorar e analisar as tendências de uso e atividade.
O Fuska realiza as atividades citadas
acima, inclusive a coleta e o uso de dados de localização para essas
atividades, pois as considera necessárias para cumprir as obrigações com os
usuários conforme os nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários.
3.2. Segurança e proteção. Usamos dados pessoais para manter a segurança e a integridade dos
nossos serviços e usuários. Isso inclui:
- Confirmar a identidade e a
elegibilidade dos usuários para oferecer viagens ou entregas, inclusive por
meio de checagens de segurança, quando permitido por lei, para prevenir o uso
dos nossos serviços por motoristas parceiros e/ou usuários imprudentes. Em
algumas cidades, isso inclui a confirmação de identidade em tempo
real do Fuska, um recurso que solicita que motoristas e entregadores
parceiros compartilhem uma selfie antes de ficar online para confirmar que são
a mesma pessoa que temos em arquivo. Quando permitido por lei, também inclui a
verificação facial de fotos enviadas por usuários ou coletadas de bancos de
dados públicos para prevenir o roubo de identidade ou confirmar a identidade do
usuário.
- Usar dados do dispositivo de
motoristas ou entregadores parceiros para identificar comportamento perigoso ao
volante, como excesso de velocidade ou freada e aceleração bruscas, e para
informá-los sobre práticas de direção mais seguras. Também usamos dados dos
dispositivos de entregadores parceiros para confirmar o tipo de veículo usado
para entregar os pedidos.
- Usar dados sobre dispositivo,
localização, perfil do usuário, uso, entre outros, para impedir, detectar e
combater fraudes. Inclui identificar contas ou usos fraudulentos de nossos
serviços, impedir o uso dos nossos serviços por motoristas ou entregadores
parceiros não autorizados, confirmar a identidade dos usuários nas formas de
pagamento, além de prevenir e combater o acesso não autorizado à conta dos
usuários.
- Usar avaliações, relatos de
incidentes e outras formas de feedback dos usuários para incentivar a
conformidade com o Termo de Uso e justificar a desativação de usuários com
avaliações baixas ou que tenham violado o código em determinados locais.
- Compartilhar informações de
incidentes de segurança graves de motoristas ou entregadores parceiros ou de
conformidade com regulamentos locais com terceiros, inclusive com outras
empresas que permitam que os usuários solicitem ou prestem serviços de viagens
ou entregas ou intermediários que coletem e comuniquem essas informações para
várias empresas, para evitar que motoristas ou entregadores parceiros que
representem risco à segurança da plataforma e dos seus usuários usem os
serviços do Fuska ou dessas outras empresas. Também podemos compartilhar com
terceiros, inclusive com as pessoas afetadas, o fato de os incidentes terem
resultado em desativação de conta ou não.
- Usar dados de avaliação, uso, entre
outros, para evitar que usuários e motoristas parceiros com maior risco de
conflito viajem juntos (por exemplo, porque um usuário avaliou o outro com uma
estrela).
O Fuska realiza as atividades acima
porque as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários
conforme os nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários e/ou para
fins de segurança legítima do Fuska e de outras partes, inclusive usuários e
membros do público em geral.
3.3. Suporte ao cliente. O Fuska usa as informações que coleta (que podem incluir gravações
de chamadas) para oferecer suporte ao cliente, inclusive para investigar e
buscar soluções para as questões dos usuários, além de monitorar e melhorar as
respostas e os processos de suporte ao cliente.
O Fuska realiza as atividades acima
porque as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários
conforme os nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários.
3.4. Pesquisa e desenvolvimento. Podemos usar os dados pessoais para teste, pesquisa, análise,
desenvolvimento de produtos e aprendizado de máquina a fim de melhorar a
experiência do usuário. Isso nos ajuda a tornar nossos serviços mais práticos e
fáceis de usar, a contribuir para que se tornem mais seguros, bem como
desenvolver novos serviços e recursos.
O Fuska realiza as atividades acima
porque as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários
conforme nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários de melhorar os
serviços e recursos ou para fins de interesses legítimos do Fuska no
desenvolvimento de serviços e recursos novos.
3.5. Permitir a comunicação entre
usuários. Por exemplo, um motorista parceiro
pode enviar uma mensagem ou ligar para um usuário para confirmar o local de
partida, um usuário pode entrar em contato com um motorista parceiro para
recuperar um item perdido ou um restaurante ou entregador parceiro pode ligar
para um destinatário de entrega com informações de um pedido.
O Fuska realiza as atividades acima
porque as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários
conforme os nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários.
3.6. Marketing. O Fuska pode usar dados pessoais para divulgar serviços aos
usuários. Isso inclui enviar aos usuários comunicados sobre serviços, recursos,
promoções, sorteios, estudos, pesquisas, notícias, atualizações e eventos.
Podemos fazer isso por meio de vários métodos, inclusive e-mails, mensagens de
texto, notificações push, anúncios e comunicações no app, além de anúncios em
plataformas de terceiros.
Também podemos informar os usuários
sobre produtos e serviços oferecidos por parceiros do Fuska. Por exemplo,
podemos fazer recomendações, promoções ou anúncios para parceiros do Fuska com
base em pedidos para entrega que os usuários fizeram. Embora possamos informar
os usuários sobre produtos e serviços oferecidos por parceiros do
Fuska, não vendemos nem compartilhamos dados pessoais dos usuários com
tais parceiros ou outros para fins de marketing direto ou publicidade, exceto
com o consentimento dos usuários.
Podemos usar os dados que coletamos,
inclusive em combinação com os dados de parceiros de publicidade, para
personalizar e melhorar as comunicações de marketing (inclusive anúncios) que
enviamos dentro e fora dos apps e sites do Fuska, inclusive com base na
localização dos usuários, no uso dos serviços do Fuska e nas preferências e
configurações dos usuários. Por exemplo, compartilhamos dados dos usuários
(como endereços de e-mail com hash, informações de uso e identificadores do
dispositivo ou do usuário) com o Facebook e o TikTok para personalizar e
melhorar os anúncios dos serviços do Fuska.
Podemos também enviar aos usuários
comunicados com relação a eleições, votações, referendos e outros processos
políticos relacionados aos nossos serviços. Por exemplo, o Fuska pode avisar
alguns usuários por e-mail sobre leis pendentes de regulamentação ou referendos
relacionados aos serviços de transporte por aplicativo nas regiões desses
usuários.
O Fuska realiza as atividades acima com
base no consentimento dos usuários ou porque as considera necessárias para seus
interesses legítimos de informar os usuários sobre os serviços e recursos que o
Fuska ou seus parceiros prestam ou disponibilizam. Consulte as seções “Opções e
transparência” para obter mais informações sobre o uso que o Fuska faz
dos dados dos usuários para fins de marketing.
3.7. Comunicados sem fins de
marketing. O Fuska pode usar dados
pessoais para gerar e enviar recibos aos usuários, informá-los sobre mudanças
nos termos, serviços ou políticas ou enviar outras comunicações que não tenham
a finalidade de divulgar serviços ou produtos seus ou de parceiros.
O Fuska realiza as atividades acima
porque as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários
conforme os nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários ou para fins
de interesses legítimos do Fuska e dos usuários de informar os usuários sobre
eventos que possam afetar a maneira como eles usam os serviços do Fuska.
3.8. Procedimentos e exigências
legais. Podemos usar dados pessoais para investigar
ou tratar de reclamações ou contestações relacionadas ao uso dos serviços do
Fuska para cumprir exigências de leis, regulamentos e licenças, acordos
operacionais aplicáveis, processos legais ou solicitações governamentais,
inclusive de autoridades policiais/jurídicas.
O Fuska realiza as atividades acima
porque as considera necessárias para seus interesses legítimos de investigar e
responder a reclamações ou contestações relacionadas ao uso dos serviços e
recursos que presta e disponibiliza e/ou para fins de conformidade com as
exigências legais aplicáveis.
3.9. Tomada de decisões
automatizada. Usamos dados pessoais para a
tomada automatizada de decisões com relação ao uso dos nossos serviços. Isso
inclui:
- Ativar o preço dinâmico, no qual
o valor de uma viagem ou a taxa de entrega de um pedido pelo app do Fuska é
determinado segundo fatores que estão sempre mudando, como o tempo estimado e a
distância, o trajeto previsto, o tráfego estimado e o número de usuários e
motoristas parceiros que estão usando o app Fuska em um dado momento.
- Localizar motoristas e entregadores
parceiros disponíveis para os usuários que solicitam serviços. Os usuários
podem ser encontrados com base em disponibilidade, proximidade e outros
fatores, como a probabilidade de aceitar uma viagem tendo em vista um
comportamento ou preferências anteriores.
- Determinar avaliações dos usuários e
desativar usuários com avaliações baixas. Na cidade ou onde for exigido por
lei, essa desativação ocorre apenas após análise humana e/ou a possibilidade de
recurso.
- Identificar usuários que possam estar
envolvidos em fraudes, atividades inseguras ou outras atividades que possam
prejudicar o Fuska, seus usuários e outras pessoas. Em alguns casos, por
exemplo, quando se identifica que um usuário está abusando do programa de
indicação do Fuska ou enviou documentos fraudulentos, tal comportamento pode
resultar na desativação automática ou na desativação após análise
humana ou onde exigido por lei.
- Usar informações de localização de
motoristas parceiros e comunicações entre eles e os usuários para identificar
taxas de cancelamento recebidas ou geradas por meio de fraude. Por exemplo, se
usarmos tais informações para determinar que um motorista parceiro atrasa a
partida de um usuário para induzi-lo a cancelar a viagem, não cobraremos a taxa
de cancelamento do usuário e ajustaremos o valor pago ao motorista parceiro
para omitir essa taxa. Para contestar esse ajuste, entre em contato com o
suporte ao cliente do Fuska.
- Usar dados de motoristas parceiros
(como localização, avaliação e gênero) e de usuários (como avaliação, origem e
destino) para evitar viagens que tenham maior risco de conflito.
- Para contestar uma desativação
resultante desses processos, entre em contato com o suporte ao cliente do
Fuska.
O Fuska realiza as atividades acima
porque as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários
conforme os nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários ou ainda
porque as considera necessárias para os interesses legítimos do Fuska, dos
usuários e de outras pessoas.
4. Cookies e tecnologias de Terceiros
O Fuska e seus parceiros usam cookies e
outras tecnologias de identificação nos seus apps, sites, e-mails e anúncios
online para os fins descritos neste aviso e no Aviso sobre Cookies do Fuska.
Os cookies são pequenos arquivos de
texto armazenados em navegadores ou dispositivos por sites, apps, mídias online
e anúncios. O Fuska usa cookies e tecnologias similares para fins como:
Podemos também permitir que terceiros
nos prestem serviços de medição e análise de público, mostrem anúncios na
Internet em nosso nome e, por fim, monitorem e relatem o desempenho desses
anúncios. Essas entidades podem usar cookies, web beacons, SDKs e outras
tecnologias para identificar os dispositivos em que os visitantes usam nossos
sites, além de outros serviços e sites online.
Consulte nosso Aviso sobre
cookies para obter mais informações relacionadas ao uso de cookies e
outras tecnologias descritas nesta seção.
5.
COMPARTILHAMENTO E DIVULGAÇÃO DE DADOS
Alguns dos
serviços e recursos do Fuska exigem o compartilhamento de dados pessoais com
outros usuários ou a pedido do usuário. Podemos também compartilhar dados com
nossas afiliadas, subsidiárias e parceiras por motivos jurídicos ou em conexão
com reclamações ou contestações.
O Fuska pode
compartilhar dados pessoais:
5.1. Com outros
usuários
Isso inclui
compartilhar:
- Nome,
avaliação e local de partida e/ou destino dos usuários com os motoristas
parceiros.
- Nome dos
usuários com outros usuários em uma viagem compartilhada. Os usuários em
viagens compartilhadas também podem ver o local de destino dos outros usuários.
- Nome, endereço
de entrega e informações do pedido dos destinatários de entrega com o
entregador parceiro e o restaurante ou estabelecimento. Dentro dos limites
impostos pela lei, também podemos compartilhar avaliações e feedbacks, ou
outras informações, com o restaurante e o entregador parceiro.
- Podemos
compartilhar dados de motoristas e entregadores parceiros com usuários,
destinatários de entregas e restaurantes ou estabelecimentos, inclusive nome e
foto; marca, modelo, cor, placa e foto do veículo; localização (antes e durante
a viagem); avaliação média enviada pelos usuários; número total de viagens; há
quanto tempo fez o cadastro para ser motorista ou entregador parceiro;
informações de contato (dependendo das leis aplicáveis); perfil do motorista ou
entregador parceiro, inclusive elogios e outras formas de feedback enviadas por
usuários.
Também enviamos recibos com o detalhamento dos valores cobrados, nome do
motorista ou entregador parceiro, foto e mapa do trajeto aos usuários e
destinatários de entregas. Se exigido por lei, podemos incluir outras
informações nesses recibos.
Dos
participantes do programa de indicação do Fuska, compartilhamos determinados
dados pessoais de usuários indicados, como o total de viagens com o usuário que
fez a indicação, no limite pertinente para determinar o valor promocional por
indicação.
5.2. Mediante
solicitação do usuário
Isso inclui
compartilhamento de dados com:
- Outras pessoas
mediante solicitação do usuário. Por exemplo, compartilhamos com um amigo
do usuário a previsão de chegada e a localização desse usuário quando
solicitado por ele ou as informações da viagem de um usuário quando divide o
valor com um amigo.
- Parceiros
comerciais do Fuska. Por exemplo, se um usuário solicitar um serviço por
meio de uma parceria ou oferta promocional feita por um terceiro, o Fuska
poderá compartilhar certos dados com esse terceiro. Isso pode incluir, por
exemplo, diferentes serviços, plataformas, apps ou sites que se integram com
nossas APIs; fornecedores ou prestadores de serviços de veículos; aqueles com
uma API ou serviço com os quais nos integramos; restaurantes, estabelecimentos
ou outros parceiros comerciais do Fuska e seus usuários em conexão com
promoções, concursos ou serviços especializados.
- Serviços de
emergência. Oferecemos recursos que permitem que os usuários compartilhem
os dados deles com a polícia, o corpo de bombeiros e os serviços de ambulância
em caso de emergência ou após determinados incidentes. Para mais informações,
consulte as seções abaixo “Opções e transparência” e “Compartilhamento de dados
para emergência”.
5.3. Com o
público em geral
Perguntas ou
comentários enviados por usuários em fóruns públicos, como blogs e páginas de
redes sociais do Fuska, estão disponíveis ao público, inclusive dados pessoais
que aparecem em tais perguntas ou comentários.
5.4. Com o
proprietário da conta no Fuska
Se um usuário
solicitar uma viagem ou fizer um pedido usando uma conta de propriedade de
outra pessoa, poderemos compartilhar as informações desse pedido ou viagem,
inclusive dados de localização, com o proprietário da conta. Por exemplo, isso
ocorre quando:
- Um motorista
ou entregador parceiro usa uma conta pertencente ou associada a uma empresa de
viagens por aplicativos ou restaurante que tenha parceria com o Fuska.
5.5. Com as
subsidiárias e afiliadas do Fuska
Compartilhamos
dados pessoais com nossas subsidiárias e afiliadas para prestar serviços ou
processar dados no nosso nome. Por exemplo, o Fuska processa e armazena esses
dados nos Estados Unidos em nome das suas subsidiárias e afiliadas.
5.6. Com
prestadores de serviços e parceiros comerciais do Fuska
O Fuska
disponibiliza dados a fornecedores, consultores, parceiros de marketing,
empresas de pesquisa e outros prestadores de serviços ou parceiros comerciais.
Entre eles:
- Processadores
e facilitadores de pagamentos
- Prestadores de
serviços de checagem de segurança e confirmação de identidade
- Provedores de
armazenamento em nuvem
- Google, em
conexão com o uso do Google Maps nos apps do Fuska (veja a política de
privacidade da Google para obter informações de coleta e uso de dados).
- Empresas de
mídia social, inclusive Facebook e TikTok, em conexão com o uso das ferramentas
delas em apps e sites do Fuska (consulte as políticas de privacidade do
Facebook e do TikTok para saber como funciona a coleta e do uso de dados deles)
- Parceiros de
marketing e provedores de plataformas de marketing, inclusive serviços de
publicidade em redes sociais, redes de publicidade, provedores de dados de
terceiros e outros prestadores de serviços para alcançar ou compreender melhor
os nossos usuários e avaliar a eficácia da publicidade.
- Parceiros de
pesquisa, inclusive os responsáveis por pesquisas ou projetos em parceria com o
Fuska ou em nome dela.
- Fornecedores
que ajudam o Fuska a melhorar a segurança dos seus apps.
- Consultores,
advogados, contadores e outros prestadores de serviços profissionais.
- Parceiros de
seguros e financiamentos.
- Aeroportos.
- Restaurantes,
mercados e outros estabelecimentos nos quais os destinatários de entregas fazem
pedidos, bem como parceiros e/ou provedores de pontos de venda deles, inclusive
para fins de atendimento, entrega, comunicação e marketing de pedidos.
- Fornecedores
de veículos, inclusive locadoras e parcerias de veículos.
5.7. Por motivos
legais ou no caso de contestações
O Fuska pode
compartilhar dados pessoais de usuários se acreditar que é obrigatório por lei,
regulamento, licença ou contrato de operação, processo jurídico ou
solicitação governamental ou nos casos em que a divulgação seja apropriada
por outros motivos devido a questões de segurança ou outras similares.
Isso inclui o
compartilhamento de dados pessoais com autoridades policiais, agentes de saúde
pública e outras autoridades governamentais, aeroportos (se exigido pelas
autoridades aeroportuárias como condição para operar nas instalações do
aeroporto) ou outros terceiros conforme o necessário para aplicar nossos Termos
de Uso, contratos de usuário ou outras políticas; para proteger os direitos ou
a propriedade do Fuska ou os direitos, a segurança ou a propriedade de outros;
ou em caso de ações ou controvérsias com relação ao uso dos nossos serviços. No
caso de contestação sobre o uso do cartão de crédito de outra pessoa, poderemos
ser obrigados por lei a compartilhar seus dados pessoais, inclusive as
informações da viagem ou do pedido, com o titular do cartão.
Isso inclui
também o compartilhamento de dados pessoais com terceiros relacionados ou
durante negociações de qualquer incorporação, venda de ativos da empresa,
consolidação ou reestruturação, financiamento ou aquisição de todo ou parte de
nossos negócios por outra empresa.
5.8. Com
consentimento
O Fuska pode
compartilhar os dados pessoais do usuário de maneiras diferentes das descritas
neste aviso se notificá-lo previamente e obtiver seu consentimento.
6.
RETENÇAO E EXCLUSÃO DE DADOS
O Fuska retém os dados dos usuários
pelo tempo necessário para os fins descritos acima.
Os usuários podem solicitar a exclusão
das suas contas a qualquer momento. O Fuska pode reter os dados de um usuário
após uma solicitação de exclusão devido a exigências legais ou regulatórias ou
pelos motivos declarados nesta política.
O Fuska retém os dados dos usuários
pelo tempo necessário para os fins descritos acima. Isso significa que retemos
diferentes categorias de dados por períodos diferentes, dependendo do tipo dos
dados, da categoria de usuário a quem os dados se referem e da finalidade da
coleta.
Os usuários podem solicitar a exclusão da conta deles a qualquer momento no
menu “Mais > Fale Conosco” do app ou site do Fuska (usuários e
destinatários de entregas, motoristas e entregadores parceiros).
Após uma solicitação de exclusão de
conta, o Fuska exclui a conta e os dados do usuário, exceto se precisarem ser
retidos por exigências legais ou regulatórias, questões de segurança e
prevenção de fraude ou devido a um problema relacionado à conta do usuário,
como um crédito pendente ou ação ou contestação não resolvida. Como estamos
sujeitos a exigências legais e regulatórias relacionadas a motoristas e
entregadores parceiros, isso significa que normalmente retemos a conta e os
dados deles por pelo menos 5 anos após uma solicitação de exclusão. Quanto
a usuários do app de viagens e destinatários de entregas, seus dados geralmente
são excluídos até 90 dias após a solicitação, exceto nos casos em que a
retenção seja necessária pelos motivos acima.
O Fuska permite que os usuários acessem
e/ou controlem os dados que coleta, inclusive por meio de:
O Fuska também permite que os usuários
solicitem acesso aos seus dados ou a cópias deles, a alterações ou atualizações
nas contas, a exclusão de contas ou que o Fuska restrinja o tratamento de dados
pessoais do usuário.
7.1. Configurações de privacidade
Fuska permite que usuários e
destinatários de entregas definam ou alterem preferências quanto à coleta e ao
compartilhamento de dados de localização, o compartilhamento de dados para
emergência e notificações.
Os usuários e destinatários de entregas
podem ativar/desativar a coleta de dados de localização do dispositivo móvel
deles pelo Fuska nas configurações do dispositivo.
Os usuários podem ativar/desativar o
compartilhamento dos dados de localização em tempo real do dispositivo móvel
deles com os motoristas parceiros nas configurações do dispositivo.
Os usuários podem permitir que o Fuska
compartilhe os dados de localização em tempo real do dispositivo móvel deles
com os serviços de emergência, como a polícia, o corpo
de bombeiros e os serviços de ambulância. Esses dados
podem incluir a localização aproximada quando a chamada de emergência foi
feita; marca, modelo, cor e placa do carro; nome e número de telefone do
usuário; locais de partida e destino; e nome do motorista parceiro. Os usuários
podem ativar/desativar esse recurso.
Os motoristas e entregadores parceiros também podem ativar/desativar o
compartilhamento de dados para emergência.
O Fuska envia aos usuários avisos sobre
o status das viagens e atualizações relacionadas à atividade da conta. Essas
notificações são necessárias para o uso do app do Fuska e não podem ser
desativadas.
Os usuários podem permitir que o Fuska
envie notificações push sobre descontos e novidades. As notificações push podem
ser ativadas ou desativadas.
7.2. Permissões no dispositivo
A maioria das plataformas de
dispositivos móveis (iOS, Android etc.) definiu que os apps não podem acessar
determinados tipos de dados sem a permissão do proprietário do dispositivo. Os
métodos para obter essa permissão variam entre as plataformas. Confira as
configurações disponíveis no dispositivo ou consulte seu provedor.
7.3. Páginas de avaliação no app
Depois de cada viagem, os motoristas
parceiros e os usuários podem avaliar uns aos outros em uma escala de 1 a 5. A
média dessas avaliações é associada à conta do usuário e exibida aos outros
usuários para os quais oferece ou dos quais recebe serviços. Por exemplo, os
motoristas parceiros podem ver a avaliação dos usuários dos quais recebem
solicitações de viagem, e os usuários podem ver a avaliação desses motoristas.
Esse sistema de avaliação recíproca faz
com que cada pessoa seja responsável pelo próprio comportamento. A
responsabilidade ajuda a criar um ambiente respeitoso e seguro para motoristas
parceiros e usuários.
Os usuários podem ver a própria
avaliação média no menu principal do app do Fuska.
Os motoristas parceiros podem ver a
própria avaliação média no menu principal no app de parceiro do Fuska.
7.4. Opções de comunicados de marketing
Os usuários têm a opção de cancelar o
recebimento de determinadas comunicações de marketing (inclusive anúncios) e o
uso dos dados deles para fins de marketing da seguinte forma:
- Configurações de
anúncios: essas configurações permitem que os usuários escolham
se os dados deles poderão ser compartilhados com os parceiros de publicidade do
Fuska para entrega de anúncios personalizados e/ou avaliação da eficácia dos
anúncios.
- E-mails e mensagens de
marketing: para cancelar o recebimento de e-mails de marketing do Fuska ou
para saber como definir as preferências de recebimento de SMS de marketing ou
notificações push do Fuska. Os usuários também podem seguir as instruções de
cancelamento de assinatura contidas nessas mensagens para optar por não receber
e-mails e outras mensagens do Fuska. Ainda assim, poderemos enviar alguns
outros tipos de mensagens, como recibos de viagens ou informações de conta, aos
usuários que optaram por cancelar os comunicados promocionais.
- Cookies e tecnologias
relacionadas: para saber como cancelar o recebimento de anúncios
personalizados que usam cookies e tecnologias relacionadas, consulte o
nosso Aviso sobre cookies.
7.5. Solicitações de dados pessoais do
usuário
O Fuska oferece várias maneiras de os
usuários conhecerem, controlarem e enviarem dúvidas e comentários sobre o
tratamento dos seus dados pessoais.
- Acesso aos dados: os usuários
podem acessar dados, inclusive perfil e histórico de viagens e pedidos, pelos
apps ou site do Fuska. Os usuários também podem usar o recurso “Meus Pedidos”
para ver um resumo online das informações da conta deles, como número de
viagens ou pedidos, avaliação, status das vantagens e número de dias desde que
começaram a usar o app do Fuska.
- Recebimento de dados: os
usuários podem solicitar uma cópia dos próprios dados pessoais através do nosso
Serviço de Atendimento.
- Alteração ou atualização de
dados: os usuários podem editar nome, número de telefone, endereço de
e-mail, forma de pagamento e foto associados à própria conta ao acessar o menu
“Minha Conta” nos apps do Fuska. Os usuários também podem pedir para atualizar
ou corrigir os próprios dados.
- Exclusão de dados: os usuários
podem solicitar a exclusão da conta a qualquer momento pelo app ou site do
Fuska.
- Objeções, restrições e
reclamações: os usuários podem solicitar a interrupção ou a limitação do
uso de todos os dados pessoais deles ou de parte deles. Isso inclui contestar o
uso que fazemos dos dados pessoais deles, o qual é baseado em interesses
legítimos do Fuska. O Fuska pode continuar a processar dados após tal objeção
ou solicitação dentro do limite exigido ou permitido por lei.
Além disso, os usuários têm o direito
de registrar uma reclamação relacionada ao tratamento dos próprios dados
pessoais junto à autoridade de proteção de dados do nosso país. Os usuários
podem enviar essas solicitações através dos canais de atendimento.
8.
COMO OS DADOS PESSOAIS SÃO PROTEGIDOS
A segurança dos Dados Pessoais e a
preservação da privacidade dos usuários são prioridades e, por isso, o Grupo
Well’s emprega os melhores esforços para cuidar dos Dados Pessoais e
utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política.
Para garantir a privacidade e proteger
os Dados Pessoais, o Grupo Well’s emprega recursos tecnológicos avançados e
diversas medidas como, por exemplo, rigorosos controles de acesso a sistemas e
ambientes de tratamento de Dados, técnicas de criptografia e instalação de
barreiras contra o acesso indevido às bases de Dados (incluindo firewalls),
entre outros controles de segurança da informação.
Além dos esforços dedicados pelo Grupo
Well’s para proteger os Dados Pessoais, é importante que o usuário também adote
algumas medidas para manter um ambiente de maior segurança, como (i)
manter os dados sempre atualizados; (ii) acessar o aplicativo a partir
de redes confiáveis; (iii) não confiar em e-mails estranhos; (iv)
não acessar sites suspeitos; (v) manter mecanismos de proteção ativos e
atualizados, como antivírus e anti malware; (vi)
não instalar aplicativos ou programas de fontes estranhas ou ilegais; e (vii)
não acessar “conteúdo promocional” proveniente de fontes desconhecidas.
E, em caso de identificação ou de
conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos Dados tratados
nas atividades dos aplicativos e serviços do Grupo Well’s, por favor entre em
contato através da Central de Atendimento.
9. Alterações deste aviso
Ocasionalmente, podemos alterar esse
aviso.
Ocasionalmente, podemos alterar esse
aviso. Se fizermos alterações significativas, notificaremos com antecedência os
usuários pelos apps do Fuska ou outros meios, como e-mail. Recomendamos que os
usuários revejam periodicamente esse aviso para obter as informações mais
recentes sobre nossas práticas de privacidade.
O uso dos nossos serviços depois de uma
alteração constitui o consentimento com o aviso de alteração dentro do limite
permitido por lei.
10.
TERMOS QUE PODEM AJUDAR A COMPREENDER ESTA POLÍTICA
A fim de descomplicar a leitura, abaixo
estão algumas definições úteis para a interpretação da Política.
(“Dado Pessoal”) Informação relacionada
a uma pessoa física que seja capaz de identificá-la ou tornar possível a sua
identificação. Exemplos de Dados Pessoais que podem permitir a sua
identificação: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo etc.
Nesta Política, Dados Pessoais
serão denominados “Dados” ou “Dados Pessoais”.
(“Grupo Well's”) É composto por (i) Well's
Tecnologia e Serviços, inscrita no CNPJ/ME sob o n. 45.289.624/0001-09, com
sede na Cidade de Mangueirinha, Estado do Paraná, escritório localizado na
Avenida Saldanha Marinho, 208; CEP 85540-000, Bairro Centro; (ii) Val
Marketing, inscrita no CNPJ/ME sob o n. 27.533.502/0001-34, com sede na
Cidade de Mangueirinha, Estado do Paraná, escritório na Avenida Saldanha
Marinho, 208 - CEP 85540-000, Bairro Centro; (iii) suas
marcas: (a) Fuska, aplicativo de celular; (b) WellPay,
conta digital; Localize, rastreamento veicular, e (iv)
subsidiárias, afiliadas, sociedades coligadas e controladoras.
(“LGPD”) É a Lei Geral de Proteção de
Dados, Lei nº 13.709/2018.
(“Política”) É esta Política de
Privacidade.
(“Titular”) É a pessoa física a quem os
Dados Pessoais se referem.
(“Tratamento”) É toda forma de uso que
o Grupo Well's pode fazer dos Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando
às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso,
compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
(“Usuários”) Qualquer pessoa que
utilize os serviços do Grupo Well's.
Atualizado em 26 de abril de 2022.