POLÍTICA DE PRIVACIDADE 

 


 

 

















 

Introdução

Ao usar o app Fuska, você nos confia seus dados pessoais. Temos o compromisso de manter essa confiança. Para começar, queremos ajudar você a entender as nossas práticas de privacidade.

Este documento descreve os dados pessoais que coletamos, como são usados e compartilhados e as suas opções com relação a eles. Recomendamos ler esta Política que destaca os pontos principais das nossas práticas de privacidade.

 

1. VISÃO GERAL

a. Escopo

Este aviso aplica-se aos usuários dos serviços do Fuska em todo o mundo, inclusive os usuários de apps, sites, recursos ou outros serviços que oferecemos.

Este aviso descreve de que maneira o Fuska e suas afiliadas coletam e usam dados pessoais e é aplicável a todos os usuários dos nossos apps, sites, recursos ou outros serviços em qualquer lugar, a menos que estejam cobertos por um aviso de privacidade diferente. Esse aviso se aplica especificamente a:

 

Usuários: indivíduos que solicitam ou fazem viagens por aplicativos, inclusive quem faz viagens solicitadas por outra pessoa. Também são usuários aqueles que solicitam ou recebem pedidos de alimentos ou outros produtos e serviços profissionais nas lojas integradas de Entregas, Comida pronta, Mercado, Shopping, Farmácia, AgroPet, Serviços, Conveniência, Floricultura, Doces e Cia, Auto Center.

Motoristas parceiros: indivíduos que prestam serviços de deslocamento a usuários de forma independente ou por meio de empresas parceiras de mobilidade urbana.

Entregadores parceiros: indivíduos que prestam serviços de entrega, inclusive pelo sistemas de lojas integradas de Entregas, Comida pronta, Mercado, Shopping, Farmácia, AgroPet, Serviços, Conveniência, Floricultura, Doces e Cia, Auto Center.

 

Este aviso também se aplica a outras coletas de dados pessoais pelo Fuska em conexão com os serviços do aplicativo. Por exemplo, podemos coletar: informações de contato de indivíduos que usem contas de clientes do Fuska para Empresas ou de proprietários e colaboradores de restaurantes ou outros estabelecimentos; dados pessoais de quem inicia, mas não conclui o cadastro para ser motorista ou entregador parceiro; ou outros dados pessoais em conexão com nossa tecnologia e nossos recursos de mapeamento.

Todos os indivíduos sujeitos ao presente aviso de privacidade de dados são denominados “usuários” neste documento.

 

Além disso, observe o seguinte:

Usuários no Brasil: acesse aqui para obter informações sobre as práticas de privacidade do Fuska exigidas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Usuários Convidados: os dados pessoais de indivíduos que solicitam viagens ou recebem entregas por sites ou apps de parceiros (como ao fazer pedidos em restaurantes ou outros estabelecimentos) ou organizadas por outros proprietários de conta (coletivamente, “Usuários Convidados”) são usados exclusivamente para oferecer essas viagens e entregas ou outros serviços solicitados por um terceiro e para fins de segurança, suporte ao usuário, pesquisa e desenvolvimento, comunicação entre usuários e em conexão com procedimentos e requisitos legais, conforme descrito em “Como usamos os dados pessoais”. Os dados pessoais de Usuários Convidados poderão ser compartilhados com terceiros para esses fins. Tais dados poderão ser associados e ficarão acessíveis ao proprietário dessa conta. Isso inclui especificamente Usuários Convidados que façam viagens/recebam entregas solicitadas por proprietários de contas do Fuska para Empresas ou que façam viagens ou recebam entregas solicitadas por amigos, membros da família ou outros.

Nossas práticas estão sujeitas às leis aplicáveis dos locais em que atuamos. Isso significa que as práticas descritas neste aviso só serão aplicadas em um país ou região se as leis locais permitirem.

Entre em contato conosco sac@fuska.app.br ou por meio dos endereços abaixo se tiver alguma dúvida relacionada às nossas práticas em uma região específica.

 

b. Responsável pelo tratamento dos dados e transferências

A Well's Tecnologia e Serviços é responsável pelo tratamento dos dados pessoais coletados em conexão com o uso dos serviços do Fuska no Brasil.

A Well's Tecnologia e Serviços é empresa responsável pelo tratamento dos dados pessoais coletados em conexão com o uso dos serviços do Fuska em todo o território nacional.

O Fuska opera e processa dados pessoais no Brasil. Também podemos transferir dados para outros países além daqueles onde os usuários vivem ou usam os serviços do Fuska. Fazemos isso para cumprir os acordos com os usuários, como os Termos de Uso, ou com base no consentimento prévio dos usuários, em decisões de adequação aos países relevantes ou em outros mecanismos de transferência que possam estar disponíveis sob a lei aplicável.

Dúvidas, comentários e reclamações sobre as práticas de tratamento de dados do Fuska podem ser enviados sac@fuska.app.br. Você também pode usar esse formulário para enviar uma pergunta ao Centro de Proteção de Dados do Fuska.

 

2. COLETA E USO DE DADOS

Fuska coleta dados pessoais:

De outras fontes, como outros usuários ou proprietários de contas, parceiros comerciais, fornecedores, prestadores de serviços financeiros e de seguros e autoridades governamentais.

 

Os dados pessoais a seguir são coletados pelo Fuska ou em nome dele:

 

2.1. DADOS INFORMADOS PELOS USUÁRIOS. Isso inclui:

- Perfil do usuáriocoletamos dados quando os usuários criam ou alteram contas do Fuska. Pode ser nome, e-mail, número de telefone, nome de usuário e senha, endereço, foto de perfil, dados bancários ou de pagamento (inclusive informações relacionadas a verificação de pagamento), carteira de habilitação e outros documentos de identificação governamentais (que possam indicar número do documento, data de nascimento, gênero e foto). Também inclui informações do veículo ou do seguro dos motoristas ou entregadores parceiros, informações de contato para emergência, configurações do usuário e atestados de saúde ocupacional ou de aptidão físico-mental para prestar serviços pelo app do Fuska. Inclui ainda gênero e/ou ocupação (quando essa informação for necessária para determinados serviços ou programas do Fuska, como o Programa de Fidelidade Fuska ou outros recursos que permitam que mulheres prestem serviços a outras mulheres ou usem serviços prestados por outras mulheres). Podemos usar as fotos enviadas pelos usuários para confirmar as identidades deles, por exemplo, por meio de tecnologias de reconhecimento facial. Para mais informações, consulte a seção “Como usamos os dados pessoais”.

- Checagem de segurança e confirmação de identidade (motoristas e entregadores parceiros): pode incluir histórico, antecedentes criminais (quando permitido por lei), situação da carteira de habilitação, pseudônimos conhecidos, endereços anteriores e direito de trabalhar do motorista parceiro. A coleta dessas informações pode ser feita por um distribuidor autorizado em nome do Fuska. Também verificamos a identidade dos usuários do app de viagens e dos destinatários de entregas que solicitam entregas de bebidas alcoólicas.

- Dados demográficospodemos coletar dados demográficos sobre os usuários, inclusive por meio de pesquisas com usuários. Os dados demográficos dos usuários também podem ser enviados por terceiros. Também podemos deduzir dados demográficos a partir de outros dados coletados dos usuários. Por exemplo, quando precisamos habilitar recursos que permitam que mulheres prestem ou recebam serviços de outras mulheres, podemos deduzir o gênero pelo nome. Nesses casos, permitimos que os usuários alterem o gênero, se necessário, nas configurações do app.

- Conteúdo do usuáriocoletamos os dados enviados pelos usuários quando eles entram em contato para falar com o suporte ao cliente do Fuska (inclusive em algum canal Fuska ou por meio de ferramentas de chat), para fazer avaliações ou elogios a outros usuários, restaurantes e estabelecimentos ou para outros fins. Esses dados podem ser feedback, fotografias ou gravações coletadas pelos usuários, inclusive gravações de áudio ou vídeo (como de câmera veicular) enviadas pelos usuários ao suporte ao cliente. Podem ser também metadados relacionados ao canal que você usa para se comunicar com o Fuska.

- Informações de viagenscoletamos informações de itinerários de viagens dos usuários do nosso App, por exemplo, hora e data de reservas de voo, hospedagem ou locação de veículos. Coletamos estas informações:  (i) quando os usuários digitam manualmente os dados pessoais deles em um itinerário do Fuska; ou (ii) provenientes de confirmações por e-mail relacionadas a viagens.

 

2.2. DADOS CRIADOS DURANTE O USO DOS NOSSOS SERVIÇOSIsso inclui:

- Dados de localização (motorista e entregador parceiro): coletamos dados de localização precisos ou aproximados de motoristas e entregadores parceiros para possibilitar viagens e entregas, habilitar recursos de rastreamento e segurança de viagens/entregas, prevenir e detectar fraudes e atender às exigências legais. O Fuska coleta esses dados quando seu app é executado em primeiro plano (está aberto e na tela) ou em segundo plano (aberto, mas fora da tela) no dispositivo móvel desses indivíduos. A localização em segundo plano permite que o Fuska tenha acesso à localização precisa do seu dispositivo pelos serviços de geolocalização quando você não estiver usando o aplicativo. Ao instalar o app Fuska Driver você terá oportunidade de gerenciar as permissões do serviço em segundo plano. sendo que verá está frase:

"Este aplicativo coleta dados de localização para habilitar a pesquisa pelo sistema por sua posição e também permitir que o cliente acompanhe sua localização ao entregar seu pedido mesmo quando o aplicativo estiver fechado ou não em uso."

Além de: "Este aplicativo requer sua permissão para trabalhar em segundo plano para permitir que seu aplicativo receba uma notificação de novo pedido, mesmo quando o aplicativo estiver em segundo plano".

 

Para motoristas parceiros e entregadores, é necessário que os dados de localização estejam sempre habilitados, uma vez que eles são essenciais para o funcionamento do serviço, propósito do Fuska.

 

- Dados de localização (usuários e destinatários de entregas): coletamos dados de localização aproximados ou precisos dos usuários do app de viagens e destinatários de entregas para possibilitar e aprimorar o uso dos nossos apps, inclusive para melhorar retiradas, facilitar entregas, ativar recursos de segurança e prevenir e detectar fraudes.  Coletamos esses dados dos dispositivos móveis dos usuários quando eles nos autorizam (consulte abaixo a seção “Opções e transparência” para saber como os usuários do app de viagens e os destinatários de entregas podem ativar a coleta de dados de localização). O Fuska coleta esses dados a partir do momento em que uma viagem ou entrega é solicitada até ser concluída (e pode indicar essa coleta por meio de um ícone ou de uma notificação no dispositivo do usuário, dependendo do sistema operacional) e sempre que o app estiver sendo executado em primeiro plano (app aberto e na tela).

Os usuários do app de viagens e os destinatários de entregas podem usar os apps sem ativar a coleta de dados de localização no dispositivo deles. No entanto, isso pode afetar os recursos dos aplicativos do Fuska. Por exemplo, quando não ativa a coleta de dados de localização, o usuário precisa digitar o endereço de partida manualmente. Além disso, os dados de localização coletados do motorista parceiro durante a viagem são conectados à conta do usuário, mesmo que ele não tenha ativado a coleta de dados de localização do seu dispositivo, inclusive para fins de geração de recibos, suporte ao cliente, detecção de fraudes, seguro e disputas judiciais.

- Dados de transaçãocoletamos dados de transação relacionados ao uso dos nossos serviços, inclusive os tipos de serviço solicitados ou prestados, informações de pedidos, informações de transações de pagamento, informações de entrega, data e horário dos serviços prestados, valor cobrado, distância percorrida e forma de pagamento. Além disso, se alguém usar seu código promocional, podemos associar seu nome a essa pessoa.

- Dados de usocoletamos dados sobre a interação dos usuários com nossos serviços. Entre esses dados estão data e horário de acesso, recursos do app, páginas visualizadas, falhas do app, outras atividades do sistema e tipo de navegador. Também podemos coletar dados relacionados a sites e serviços de terceiros que são usados antes da interação com nossos serviços e esses dados podem ser usados para fins de marketing (consulte “Como usamos os dados pessoais” abaixo para obter mais informações sobre a comercialização dos nossos serviços aos usuários).
Em alguns casos, podemos fazer essa coleta por meio de cookies, pixels, tags e tecnologias similares que criam e mantêm identificadores únicos. Para saber mais sobre essas tecnologias, consulte nosso Aviso sobre Cookies.

- Dados do dispositivo: podemos coletar dados sobre os dispositivos usados para acessar nossos serviços, inclusive modelos de hardware, endereço IP ou outros identificadores exclusivos, além de sistemas operacionais e versões, software, idiomas preferidos, identificadores de publicidade, dados de movimento do dispositivo.

- Dados de comunicaçãopermitimos que os usuários se comuniquem entre si e com o Fuska por meio de apps para dispositivos móveis e sites do Fuska. Por exemplo, permitimos que motoristas parceiros, usuários, entregadores parceiros e destinatários de entregas liguem, enviem mensagens de texto ou enviem outros arquivos uns aos outros (geralmente sem divulgar seus números de telefone). Para prestar esse serviço, o Fuska recebe alguns dados sobre as chamadas, mensagens de texto e outras comunicações, inclusive a data e a hora em que ocorreram e o conteúdo delas. O Fuska também pode usar esses dados para prestar serviços de suporte ao cliente (inclusive para mediar conflitos entre usuários), fins de segurança, melhorar nossos serviços e recursos, como também para análise.

- Gravações de segurançaem algumas regiões, e quando permitido por lei, os usuários podem gravar o áudio e/ou vídeo das viagens por meio de um recurso no seu smartphone ou de uma câmera veicular. As gravações armazenadas no dispositivo do usuário e só são compartilhadas com o Fuska quando enviadas pelo usuário para o suporte ao cliente em caso de incidente de segurança.

 

2.3. DADOS DE OUTRAS FONTESEntre eles:

- Usuários que participam de programas de indicação. Por exemplo, quando um usuário indica alguém, nós recebemos os dados pessoais da pessoa indicada.

- Proprietários de contas do Fuska que solicitam serviços para outros usuários ou em nome deles ou que permitem que usuários solicitem ou recebam serviços por meio das suas contas.

- Usuários ou outras pessoas que disponibilizam dados relativos a reclamações ou contestações.

- Parceiros comerciais do Fuska, por meio dos quais os usuários criam ou acessam sua conta Fuska, como provedores de serviços de pagamento, serviços de redes sociais ou apps e sites que usam as APIs do Fuska ou cujas APIs o Fuska usa.

- Parceiros comerciais do Fuska, em conexão com cartões de débito ou crédito emitidos por uma instituição financeira em parceria com o Fuska, na medida em que forem divulgados nos termos e condições do cartão.

- Fornecedores que nos ajudam a confirmar a identidade, os antecedentes e a elegibilidade para trabalhar dos usuários ou que fazem verificações referentes a sanções, lavagem de dinheiro ou requisitos de “conheça seu cliente” desses usuários.

- Prestadores de serviços financeiros, de seguros ou de veículos para motoristas e/ou entregadores parceiros.

- Empresas parceiras de viagens por aplicativos (para motoristas e entregadores parceiros que usam nossos serviços por meio de uma conta associada a tal empresa).

- Fontes publicamente disponíveis.

- Prestadores de serviços de marketing ou revendedores de dados cujos dados o Fuska usa para marketing ou pesquisa.

- Autoridades policiais/jurídicas, autoridades de saúde e outras autoridades governamentais.

O Fuska pode combinar os dados coletados dessas fontes com outros em seu poder.

 

3. COMO USAMOS OS DADOS PESSOAIS

O Fuska usa dados pessoais para possibilitar viagens, entregas e outros produtos e serviços de forma confiável e prática. Também usamos esses dados para:

- Melhorar a segurança dos nossos usuários e serviços

- Suporte ao cliente

- Pesquisa e desenvolvimento

- Permitir a comunicação entre os usuários

- Enviar comunicações, inclusive de marketing, aos usuários

- Usá-los em procedimentos jurídicos.

O Fuska não vende nem compartilha dados pessoais dos usuários com terceiros para marketing direto, exceto com o consentimento deles.

 

Usamos os dados pessoais que coletamos:

3.1 Para prestar os nossos serviçosO Fuska usa dados para prestar, personalizar, manter e melhorar os nossos serviços.

Isso inclui o uso de dados para:

- Criar/atualizar contas.

- Possibilitar serviços de viagens e entregas (como o uso de dados de localização para facilitar a retirada ou a entrega), recursos que envolvam compartilhamento de dados (como divisão do valor da viagem, compartilhamento de previsão de chegada, além de avaliações e elogios) e recursos de acessibilidade para facilitar o uso de nossos serviços para pessoas com deficiência.

- Processar pagamentos.

- Acompanhar e compartilhar o progresso das viagens ou entregas.

- Criar itinerários e prestar serviços relacionados, como viagens para o aeroporto, reservas de veículos alugados ou entregas.

- Personalizar contas de usuários. Podemos, por exemplo, apresentar recomendações personalizadas de restaurantes ou promoções a usuários do Fuska com base em sua localização. Consulte a seção “Opções e transparência” para saber como se opor ao uso de dados pessoais.

- Facilitar soluções de seguro, veículos, faturamento ou financiamento.

- Realizar as operações necessárias para prestar os nossos serviços, inclusive para solucionar problemas operacionais e de software, fazer testes, pesquisas e análises de dados, além de monitorar e analisar as tendências de uso e atividade.

O Fuska realiza as atividades citadas acima, inclusive a coleta e o uso de dados de localização para essas atividades, pois as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários conforme os nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários.

 

3.2. Segurança e proteçãoUsamos dados pessoais para manter a segurança e a integridade dos nossos serviços e usuários. Isso inclui:

- Confirmar a identidade e a elegibilidade dos usuários para oferecer viagens ou entregas, inclusive por meio de checagens de segurança, quando permitido por lei, para prevenir o uso dos nossos serviços por motoristas parceiros e/ou usuários imprudentes. Em algumas cidades, isso inclui a confirmação de identidade em tempo real do Fuska, um recurso que solicita que motoristas e entregadores parceiros compartilhem uma selfie antes de ficar online para confirmar que são a mesma pessoa que temos em arquivo. Quando permitido por lei, também inclui a verificação facial de fotos enviadas por usuários ou coletadas de bancos de dados públicos para prevenir o roubo de identidade ou confirmar a identidade do usuário.

- Usar dados do dispositivo de motoristas ou entregadores parceiros para identificar comportamento perigoso ao volante, como excesso de velocidade ou freada e aceleração bruscas, e para informá-los sobre práticas de direção mais seguras. Também usamos dados dos dispositivos de entregadores parceiros para confirmar o tipo de veículo usado para entregar os pedidos.

- Usar dados sobre dispositivo, localização, perfil do usuário, uso, entre outros, para impedir, detectar e combater fraudes. Inclui identificar contas ou usos fraudulentos de nossos serviços, impedir o uso dos nossos serviços por motoristas ou entregadores parceiros não autorizados, confirmar a identidade dos usuários nas formas de pagamento, além de prevenir e combater o acesso não autorizado à conta dos usuários.

- Usar avaliações, relatos de incidentes e outras formas de feedback dos usuários para incentivar a conformidade com o Termo de Uso e justificar a desativação de usuários com avaliações baixas ou que tenham violado o código em determinados locais.

- Compartilhar informações de incidentes de segurança graves de motoristas ou entregadores parceiros ou de conformidade com regulamentos locais com terceiros, inclusive com outras empresas que permitam que os usuários solicitem ou prestem serviços de viagens ou entregas ou intermediários que coletem e comuniquem essas informações para várias empresas, para evitar que motoristas ou entregadores parceiros que representem risco à segurança da plataforma e dos seus usuários usem os serviços do Fuska ou dessas outras empresas. Também podemos compartilhar com terceiros, inclusive com as pessoas afetadas, o fato de os incidentes terem resultado em desativação de conta ou não.

- Usar dados de avaliação, uso, entre outros, para evitar que usuários e motoristas parceiros com maior risco de conflito viajem juntos (por exemplo, porque um usuário avaliou o outro com uma estrela).

O Fuska realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários conforme os nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários e/ou para fins de segurança legítima do Fuska e de outras partes, inclusive usuários e membros do público em geral.

 

3.3. Suporte ao clienteO Fuska usa as informações que coleta (que podem incluir gravações de chamadas) para oferecer suporte ao cliente, inclusive para investigar e buscar soluções para as questões dos usuários, além de monitorar e melhorar as respostas e os processos de suporte ao cliente.

O Fuska realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários conforme os nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários.

 

3.4. Pesquisa e desenvolvimentoPodemos usar os dados pessoais para teste, pesquisa, análise, desenvolvimento de produtos e aprendizado de máquina a fim de melhorar a experiência do usuário. Isso nos ajuda a tornar nossos serviços mais práticos e fáceis de usar, a contribuir para que se tornem mais seguros, bem como desenvolver novos serviços e recursos.

O Fuska realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários conforme nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários de melhorar os serviços e recursos ou para fins de interesses legítimos do Fuska no desenvolvimento de serviços e recursos novos.

 

3.5. Permitir a comunicação entre usuários. Por exemplo, um motorista parceiro pode enviar uma mensagem ou ligar para um usuário para confirmar o local de partida, um usuário pode entrar em contato com um motorista parceiro para recuperar um item perdido ou um restaurante ou entregador parceiro pode ligar para um destinatário de entrega com informações de um pedido.

O Fuska realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários conforme os nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários.

 

3.6. MarketingO Fuska pode usar dados pessoais para divulgar serviços aos usuários. Isso inclui enviar aos usuários comunicados sobre serviços, recursos, promoções, sorteios, estudos, pesquisas, notícias, atualizações e eventos. Podemos fazer isso por meio de vários métodos, inclusive e-mails, mensagens de texto, notificações push, anúncios e comunicações no app, além de anúncios em plataformas de terceiros.

Também podemos informar os usuários sobre produtos e serviços oferecidos por parceiros do Fuska. Por exemplo, podemos fazer recomendações, promoções ou anúncios para parceiros do Fuska com base em pedidos para entrega que os usuários fizeram. Embora possamos informar os usuários sobre produtos e serviços oferecidos por parceiros do Fuska, não vendemos nem compartilhamos dados pessoais dos usuários com tais parceiros ou outros para fins de marketing direto ou publicidade, exceto com o consentimento dos usuários.

Podemos usar os dados que coletamos, inclusive em combinação com os dados de parceiros de publicidade, para personalizar e melhorar as comunicações de marketing (inclusive anúncios) que enviamos dentro e fora dos apps e sites do Fuska, inclusive com base na localização dos usuários, no uso dos serviços do Fuska e nas preferências e configurações dos usuários. Por exemplo, compartilhamos dados dos usuários (como endereços de e-mail com hash, informações de uso e identificadores do dispositivo ou do usuário) com o Facebook e o TikTok para personalizar e melhorar os anúncios dos serviços do Fuska.

Podemos também enviar aos usuários comunicados com relação a eleições, votações, referendos e outros processos políticos relacionados aos nossos serviços. Por exemplo, o Fuska pode avisar alguns usuários por e-mail sobre leis pendentes de regulamentação ou referendos relacionados aos serviços de transporte por aplicativo nas regiões desses usuários.

O Fuska realiza as atividades acima com base no consentimento dos usuários ou porque as considera necessárias para seus interesses legítimos de informar os usuários sobre os serviços e recursos que o Fuska ou seus parceiros prestam ou disponibilizam. Consulte as seções “Opções e transparência”  para obter mais informações sobre o uso que o Fuska faz dos dados dos usuários para fins de marketing.

 

3.7. Comunicados sem fins de marketingO Fuska pode usar dados pessoais para gerar e enviar recibos aos usuários, informá-los sobre mudanças nos termos, serviços ou políticas ou enviar outras comunicações que não tenham a finalidade de divulgar serviços ou produtos seus ou de parceiros.

O Fuska realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários conforme os nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários ou para fins de interesses legítimos do Fuska e dos usuários de informar os usuários sobre eventos que possam afetar a maneira como eles usam os serviços do Fuska.

 

3.8. Procedimentos e exigências legaisPodemos usar dados pessoais para investigar ou tratar de reclamações ou contestações relacionadas ao uso dos serviços do Fuska para cumprir exigências de leis, regulamentos e licenças, acordos operacionais aplicáveis, processos legais ou solicitações governamentais, inclusive de autoridades policiais/jurídicas.

O Fuska realiza as atividades acima porque as considera necessárias para seus interesses legítimos de investigar e responder a reclamações ou contestações relacionadas ao uso dos serviços e recursos que presta e disponibiliza e/ou para fins de conformidade com as exigências legais aplicáveis.

 

3.9. Tomada de decisões automatizada. Usamos dados pessoais para a tomada automatizada de decisões com relação ao uso dos nossos serviços. Isso inclui:

- Ativar o preço dinâmico, no qual o valor de uma viagem ou a taxa de entrega de um pedido pelo app do Fuska é determinado segundo fatores que estão sempre mudando, como o tempo estimado e a distância, o trajeto previsto, o tráfego estimado e o número de usuários e motoristas parceiros que estão usando o app Fuska em um dado momento.

- Localizar motoristas e entregadores parceiros disponíveis para os usuários que solicitam serviços. Os usuários podem ser encontrados com base em disponibilidade, proximidade e outros fatores, como a probabilidade de aceitar uma viagem tendo em vista um comportamento ou preferências anteriores. 

- Determinar avaliações dos usuários e desativar usuários com avaliações baixas. Na cidade ou onde for exigido por lei, essa desativação ocorre apenas após análise humana e/ou a possibilidade de recurso. 

- Identificar usuários que possam estar envolvidos em fraudes, atividades inseguras ou outras atividades que possam prejudicar o Fuska, seus usuários e outras pessoas. Em alguns casos, por exemplo, quando se identifica que um usuário está abusando do programa de indicação do Fuska ou enviou documentos fraudulentos, tal comportamento pode resultar na desativação automática ou na desativação após análise humana ou onde exigido por lei.

- Usar informações de localização de motoristas parceiros e comunicações entre eles e os usuários para identificar taxas de cancelamento recebidas ou geradas por meio de fraude. Por exemplo, se usarmos tais informações para determinar que um motorista parceiro atrasa a partida de um usuário para induzi-lo a cancelar a viagem, não cobraremos a taxa de cancelamento do usuário e ajustaremos o valor pago ao motorista parceiro para omitir essa taxa. Para contestar esse ajuste, entre em contato com o suporte ao cliente do Fuska.

- Usar dados de motoristas parceiros (como localização, avaliação e gênero) e de usuários (como avaliação, origem e destino) para evitar viagens que tenham maior risco de conflito.

- Para contestar uma desativação resultante desses processos, entre em contato com o suporte ao cliente do Fuska.

O Fuska realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir as obrigações com os usuários conforme os nossos Termos de Uso ou outros acordos com os usuários ou ainda porque as considera necessárias para os interesses legítimos do Fuska, dos usuários e de outras pessoas.

 

4. Cookies e tecnologias de Terceiros

O Fuska e seus parceiros usam cookies e outras tecnologias de identificação nos seus apps, sites, e-mails e anúncios online para os fins descritos neste aviso e no Aviso sobre Cookies do Fuska.

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em navegadores ou dispositivos por sites, apps, mídias online e anúncios. O Fuska usa cookies e tecnologias similares para fins como:

Podemos também permitir que terceiros nos prestem serviços de medição e análise de público, mostrem anúncios na Internet em nosso nome e, por fim, monitorem e relatem o desempenho desses anúncios. Essas entidades podem usar cookies, web beacons, SDKs e outras tecnologias para identificar os dispositivos em que os visitantes usam nossos sites, além de outros serviços e sites online.

Consulte nosso Aviso sobre cookies para obter mais informações relacionadas ao uso de cookies e outras tecnologias descritas nesta seção.

 

5. COMPARTILHAMENTO E DIVULGAÇÃO DE DADOS

Alguns dos serviços e recursos do Fuska exigem o compartilhamento de dados pessoais com outros usuários ou a pedido do usuário. Podemos também compartilhar dados com nossas afiliadas, subsidiárias e parceiras por motivos jurídicos ou em conexão com reclamações ou contestações.

 

O Fuska pode compartilhar dados pessoais:

 

5.1. Com outros usuários

Isso inclui compartilhar:

- Nome, avaliação e local de partida e/ou destino dos usuários com os motoristas parceiros.

- Nome dos usuários com outros usuários em uma viagem compartilhada. Os usuários em viagens compartilhadas também podem ver o local de destino dos outros usuários.

- Nome, endereço de entrega e informações do pedido dos destinatários de entrega com o entregador parceiro e o restaurante ou estabelecimento. Dentro dos limites impostos pela lei, também podemos compartilhar avaliações e feedbacks, ou outras informações, com o restaurante e o entregador parceiro.

- Podemos compartilhar dados de motoristas e entregadores parceiros com usuários, destinatários de entregas e restaurantes ou estabelecimentos, inclusive nome e foto; marca, modelo, cor, placa e foto do veículo; localização (antes e durante a viagem); avaliação média enviada pelos usuários; número total de viagens; há quanto tempo fez o cadastro para ser motorista ou entregador parceiro; informações de contato (dependendo das leis aplicáveis); perfil do motorista ou entregador parceiro, inclusive elogios e outras formas de feedback enviadas por usuários.
Também enviamos recibos com o detalhamento dos valores cobrados, nome do motorista ou entregador parceiro, foto e mapa do trajeto aos usuários e destinatários de entregas. Se exigido por lei, podemos incluir outras informações nesses recibos.

Dos participantes do programa de indicação do Fuska, compartilhamos determinados dados pessoais de usuários indicados, como o total de viagens com o usuário que fez a indicação, no limite pertinente para determinar o valor promocional por indicação.

 

5.2. Mediante solicitação do usuário

Isso inclui compartilhamento de dados com:

- Outras pessoas mediante solicitação do usuário. Por exemplo, compartilhamos com um amigo do usuário a previsão de chegada e a localização desse usuário quando solicitado por ele ou as informações da viagem de um usuário quando divide o valor com um amigo.

- Parceiros comerciais do Fuska. Por exemplo, se um usuário solicitar um serviço por meio de uma parceria ou oferta promocional feita por um terceiro, o Fuska poderá compartilhar certos dados com esse terceiro. Isso pode incluir, por exemplo, diferentes serviços, plataformas, apps ou sites que se integram com nossas APIs; fornecedores ou prestadores de serviços de veículos; aqueles com uma API ou serviço com os quais nos integramos; restaurantes, estabelecimentos ou outros parceiros comerciais do Fuska e seus usuários em conexão com promoções, concursos ou serviços especializados.

- Serviços de emergência. Oferecemos recursos que permitem que os usuários compartilhem os dados deles com a polícia, o corpo de bombeiros e os serviços de ambulância em caso de emergência ou após determinados incidentes. Para mais informações, consulte as seções abaixo “Opções e transparência” e “Compartilhamento de dados para emergência”.

 

5.3. Com o público em geral

Perguntas ou comentários enviados por usuários em fóruns públicos, como blogs e páginas de redes sociais do Fuska, estão disponíveis ao público, inclusive dados pessoais que aparecem em tais perguntas ou comentários.

 

5.4. Com o proprietário da conta no Fuska

Se um usuário solicitar uma viagem ou fizer um pedido usando uma conta de propriedade de outra pessoa, poderemos compartilhar as informações desse pedido ou viagem, inclusive dados de localização, com o proprietário da conta. Por exemplo, isso ocorre quando:

- Um motorista ou entregador parceiro usa uma conta pertencente ou associada a uma empresa de viagens por aplicativos ou restaurante que tenha parceria com o Fuska.

 

5.5. Com as subsidiárias e afiliadas do Fuska

Compartilhamos dados pessoais com nossas subsidiárias e afiliadas para prestar serviços ou processar dados no nosso nome. Por exemplo, o Fuska processa e armazena esses dados nos Estados Unidos em nome das suas subsidiárias e afiliadas.

 

5.6. Com prestadores de serviços e parceiros comerciais do Fuska

O Fuska disponibiliza dados a fornecedores, consultores, parceiros de marketing, empresas de pesquisa e outros prestadores de serviços ou parceiros comerciais. Entre eles:

- Processadores e facilitadores de pagamentos

- Prestadores de serviços de checagem de segurança e confirmação de identidade

- Provedores de armazenamento em nuvem

- Google, em conexão com o uso do Google Maps nos apps do Fuska (veja a política de privacidade da Google para obter informações de coleta e uso de dados).

- Empresas de mídia social, inclusive Facebook e TikTok, em conexão com o uso das ferramentas delas em apps e sites do Fuska (consulte as políticas de privacidade do Facebook e do TikTok para saber como funciona a coleta e do uso de dados deles)

- Parceiros de marketing e provedores de plataformas de marketing, inclusive serviços de publicidade em redes sociais, redes de publicidade, provedores de dados de terceiros e outros prestadores de serviços para alcançar ou compreender melhor os nossos usuários e avaliar a eficácia da publicidade.

- Parceiros de pesquisa, inclusive os responsáveis por pesquisas ou projetos em parceria com o Fuska ou em nome dela.

- Fornecedores que ajudam o Fuska a melhorar a segurança dos seus apps.

- Consultores, advogados, contadores e outros prestadores de serviços profissionais.

- Parceiros de seguros e financiamentos.

- Aeroportos.

- Restaurantes, mercados e outros estabelecimentos nos quais os destinatários de entregas fazem pedidos, bem como parceiros e/ou provedores de pontos de venda deles, inclusive para fins de atendimento, entrega, comunicação e marketing de pedidos.

- Fornecedores de veículos, inclusive locadoras e parcerias de veículos.

 

5.7. Por motivos legais ou no caso de contestações

O Fuska pode compartilhar dados pessoais de usuários se acreditar que é obrigatório por lei, regulamento, licença ou contrato de operação, processo jurídico ou solicitação governamental ou nos casos em que a divulgação seja apropriada por outros motivos devido a questões de segurança ou outras similares.

Isso inclui o compartilhamento de dados pessoais com autoridades policiais, agentes de saúde pública e outras autoridades governamentais, aeroportos (se exigido pelas autoridades aeroportuárias como condição para operar nas instalações do aeroporto) ou outros terceiros conforme o necessário para aplicar nossos Termos de Uso, contratos de usuário ou outras políticas; para proteger os direitos ou a propriedade do Fuska ou os direitos, a segurança ou a propriedade de outros; ou em caso de ações ou controvérsias com relação ao uso dos nossos serviços. No caso de contestação sobre o uso do cartão de crédito de outra pessoa, poderemos ser obrigados por lei a compartilhar seus dados pessoais, inclusive as informações da viagem ou do pedido, com o titular do cartão.

Isso inclui também o compartilhamento de dados pessoais com terceiros relacionados ou durante negociações de qualquer incorporação, venda de ativos da empresa, consolidação ou reestruturação, financiamento ou aquisição de todo ou parte de nossos negócios por outra empresa.

 

5.8. Com consentimento

O Fuska pode compartilhar os dados pessoais do usuário de maneiras diferentes das descritas neste aviso se notificá-lo previamente e obtiver seu consentimento.

 

6. RETENÇAO E EXCLUSÃO DE DADOS

O Fuska retém os dados dos usuários pelo tempo necessário para os fins descritos acima.

Os usuários podem solicitar a exclusão das suas contas a qualquer momento. O Fuska pode reter os dados de um usuário após uma solicitação de exclusão devido a exigências legais ou regulatórias ou pelos motivos declarados nesta política.

O Fuska retém os dados dos usuários pelo tempo necessário para os fins descritos acima. Isso significa que retemos diferentes categorias de dados por períodos diferentes, dependendo do tipo dos dados, da categoria de usuário a quem os dados se referem e da finalidade da coleta.

Os usuários podem solicitar a exclusão da conta deles a qualquer momento no menu “Mais > Fale Conosco” do app ou site do Fuska (usuários e destinatários de entregas, motoristas e entregadores parceiros).

Após uma solicitação de exclusão de conta, o Fuska exclui a conta e os dados do usuário, exceto se precisarem ser retidos por exigências legais ou regulatórias, questões de segurança e prevenção de fraude ou devido a um problema relacionado à conta do usuário, como um crédito pendente ou ação ou contestação não resolvida. Como estamos sujeitos a exigências legais e regulatórias relacionadas a motoristas e entregadores parceiros, isso significa que normalmente retemos a conta e os dados deles por pelo menos 5 anos após uma solicitação de exclusão. Quanto a usuários do app de viagens e destinatários de entregas, seus dados geralmente são excluídos até 90 dias após a solicitação, exceto nos casos em que a retenção seja necessária pelos motivos acima.

 

7. OPÇÕES E TRANSPARÊNCIA

O Fuska permite que os usuários acessem e/ou controlem os dados que coleta, inclusive por meio de:

O Fuska também permite que os usuários solicitem acesso aos seus dados ou a cópias deles, a alterações ou atualizações nas contas, a exclusão de contas ou que o Fuska restrinja o tratamento de dados pessoais do usuário.

 

7.1. Configurações de privacidade

Fuska permite que usuários e destinatários de entregas definam ou alterem preferências quanto à coleta e ao compartilhamento de dados de localização, o compartilhamento de dados para emergência e notificações.

Os usuários e destinatários de entregas podem ativar/desativar a coleta de dados de localização do dispositivo móvel deles pelo Fuska nas configurações do dispositivo.

Os usuários podem ativar/desativar o compartilhamento dos dados de localização em tempo real do dispositivo móvel deles com os motoristas parceiros nas configurações do dispositivo.

Os usuários podem permitir que o Fuska compartilhe os dados de localização em tempo real do dispositivo móvel deles com os serviços de emergência, como a polícia, o corpo de bombeiros e os serviços de ambulância. Esses dados podem incluir a localização aproximada quando a chamada de emergência foi feita; marca, modelo, cor e placa do carro; nome e número de telefone do usuário; locais de partida e destino; e nome do motorista parceiro. Os usuários podem ativar/desativar esse recurso.
Os motoristas e entregadores parceiros também podem ativar/desativar o compartilhamento de dados para emergência.

O Fuska envia aos usuários avisos sobre o status das viagens e atualizações relacionadas à atividade da conta. Essas notificações são necessárias para o uso do app do Fuska e não podem ser desativadas.

Os usuários podem permitir que o Fuska envie notificações push sobre descontos e novidades. As notificações push podem ser ativadas ou desativadas.

 

7.2. Permissões no dispositivo

A maioria das plataformas de dispositivos móveis (iOS, Android etc.) definiu que os apps não podem acessar determinados tipos de dados sem a permissão do proprietário do dispositivo. Os métodos para obter essa permissão variam entre as plataformas. Confira as configurações disponíveis no dispositivo ou consulte seu provedor.

 

7.3. Páginas de avaliação no app

Depois de cada viagem, os motoristas parceiros e os usuários podem avaliar uns aos outros em uma escala de 1 a 5. A média dessas avaliações é associada à conta do usuário e exibida aos outros usuários para os quais oferece ou dos quais recebe serviços. Por exemplo, os motoristas parceiros podem ver a avaliação dos usuários dos quais recebem solicitações de viagem, e os usuários podem ver a avaliação desses motoristas.

Esse sistema de avaliação recíproca faz com que cada pessoa seja responsável pelo próprio comportamento. A responsabilidade ajuda a criar um ambiente respeitoso e seguro para motoristas parceiros e usuários.

Os usuários podem ver a própria avaliação média no menu principal do app do Fuska.

Os motoristas parceiros podem ver a própria avaliação média no menu principal no app de parceiro do Fuska.

 

7.4. Opções de comunicados de marketing

Os usuários têm a opção de cancelar o recebimento de determinadas comunicações de marketing (inclusive anúncios) e o uso dos dados deles para fins de marketing da seguinte forma:

- Configurações de anúncios: essas configurações permitem que os usuários escolham se os dados deles poderão ser compartilhados com os parceiros de publicidade do Fuska para entrega de anúncios personalizados e/ou avaliação da eficácia dos anúncios.

- E-mails e mensagens de marketing: para cancelar o recebimento de e-mails de marketing do Fuska ou para saber como definir as preferências de recebimento de SMS de marketing ou notificações push do Fuska. Os usuários também podem seguir as instruções de cancelamento de assinatura contidas nessas mensagens para optar por não receber e-mails e outras mensagens do Fuska. Ainda assim, poderemos enviar alguns outros tipos de mensagens, como recibos de viagens ou informações de conta, aos usuários que optaram por cancelar os comunicados promocionais.

- Cookies e tecnologias relacionadas: para saber como cancelar o recebimento de anúncios personalizados que usam cookies e tecnologias relacionadas, consulte o nosso Aviso sobre cookies.

 

7.5. Solicitações de dados pessoais do usuário

O Fuska oferece várias maneiras de os usuários conhecerem, controlarem e enviarem dúvidas e comentários sobre o tratamento dos seus dados pessoais.

- Acesso aos dados: os usuários podem acessar dados, inclusive perfil e histórico de viagens e pedidos, pelos apps ou site do Fuska. Os usuários também podem usar o recurso “Meus Pedidos” para ver um resumo online das informações da conta deles, como número de viagens ou pedidos, avaliação, status das vantagens e número de dias desde que começaram a usar o app do Fuska.

- Recebimento de dados: os usuários podem solicitar uma cópia dos próprios dados pessoais através do nosso Serviço de Atendimento.

- Alteração ou atualização de dados: os usuários podem editar nome, número de telefone, endereço de e-mail, forma de pagamento e foto associados à própria conta ao acessar o menu “Minha Conta” nos apps do Fuska. Os usuários também podem pedir para atualizar ou corrigir os próprios dados.

- Exclusão de dados: os usuários podem solicitar a exclusão da conta a qualquer momento pelo app ou site do Fuska.

- Objeções, restrições e reclamações: os usuários podem solicitar a interrupção ou a limitação do uso de todos os dados pessoais deles ou de parte deles. Isso inclui contestar o uso que fazemos dos dados pessoais deles, o qual é baseado em interesses legítimos do Fuska. O Fuska pode continuar a processar dados após tal objeção ou solicitação dentro do limite exigido ou permitido por lei.

Além disso, os usuários têm o direito de registrar uma reclamação relacionada ao tratamento dos próprios dados pessoais junto à autoridade de proteção de dados do nosso país. Os usuários podem enviar essas solicitações através dos canais de atendimento.

 

8. COMO OS DADOS PESSOAIS SÃO PROTEGIDOS

A segurança dos Dados Pessoais e a preservação da privacidade dos usuários são prioridades e, por isso, o Grupo Well’s emprega os melhores esforços para cuidar dos Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política.

Para garantir a privacidade e proteger os Dados Pessoais, o Grupo Well’s emprega recursos tecnológicos avançados e diversas medidas como, por exemplo, rigorosos controles de acesso a sistemas e ambientes de tratamento de Dados, técnicas de criptografia e instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de Dados (incluindo firewalls), entre outros controles de segurança da informação.

Além dos esforços dedicados pelo Grupo Well’s para proteger os Dados Pessoais, é importante que o usuário também adote algumas medidas para manter um ambiente de maior segurança, como (i) manter os dados sempre atualizados; (ii) acessar o aplicativo a partir de redes confiáveis; (iii) não confiar em e-mails estranhos; (iv) não acessar sites suspeitos; (v) manter mecanismos de proteção ativos e atualizados, como antivírus e anti malware; (vi) não instalar aplicativos ou programas de fontes estranhas ou ilegais; e (vii) não acessar “conteúdo promocional” proveniente de fontes desconhecidas.

E, em caso de identificação ou de conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos Dados tratados nas atividades dos aplicativos e serviços do Grupo Well’s, por favor entre em contato através da Central de Atendimento.

 

9. Alterações deste aviso

Ocasionalmente, podemos alterar esse aviso.

Ocasionalmente, podemos alterar esse aviso. Se fizermos alterações significativas, notificaremos com antecedência os usuários pelos apps do Fuska ou outros meios, como e-mail. Recomendamos que os usuários revejam periodicamente esse aviso para obter as informações mais recentes sobre nossas práticas de privacidade.

O uso dos nossos serviços depois de uma alteração constitui o consentimento com o aviso de alteração dentro do limite permitido por lei.

 

10. TERMOS QUE PODEM AJUDAR A COMPREENDER ESTA POLÍTICA

A fim de descomplicar a leitura, abaixo estão algumas definições úteis para a interpretação da Política.

(“Dado Pessoal”) Informação relacionada a uma pessoa física que seja capaz de identificá-la ou tornar possível a sua identificação. Exemplos de Dados Pessoais que podem permitir a sua identificação: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo etc.

Nesta Política, Dados Pessoais  serão denominados “Dados” ou “Dados Pessoais”.

(“Grupo Well's”) É composto por (iWell's Tecnologia e Serviços, inscrita no CNPJ/ME sob o n. 45.289.624/0001-09, com sede na Cidade de Mangueirinha, Estado do Paraná, escritório localizado na Avenida Saldanha Marinho, 208; CEP 85540-000, Bairro Centro; (iiVal Marketing, inscrita no CNPJ/ME sob o n. 27.533.502/0001-34, com sede na Cidade de Mangueirinha, Estado do Paraná, escritório na Avenida Saldanha Marinho, 208 - CEP 85540-000, Bairro Centro; (iii) suas marcas: (a) Fuska, aplicativo de celular; (b) WellPay, conta digital; Localize, rastreamento veicular, e (iv) subsidiárias, afiliadas, sociedades coligadas e controladoras.

(“LGPD”) É a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709/2018.

(“Política”) É esta Política de Privacidade.

(“Titular”) É a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.

(“Tratamento”) É toda forma de uso que o Grupo Well's pode fazer dos Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.

(“Usuários”) Qualquer pessoa que utilize os serviços do Grupo Well's.

 


Atualizado em 26 de abril de 2022.